FAQ – Perguntas Frequentes
Contabilidade
Prestamos uma gama completa de serviços de contabilidade para empresas e
trabalhadores independentes, incluindo:
- Contabilidade organizada e simplificada;
- Processamento de salários e gestão de recursos humanos;
- Planeamento fiscal e declarações fiscais;
- Acompanhamento e aconselhamento financeiro;
- Apoio na constituição de empresas;
- Cumprimento de obrigações contabilísticas e fiscais.
- Contabilidade Simplificada: Direcionada para ENIs (Empresários em Nome
Individual) que não ultrapassam certos limites de rendimento, com registo
simplificado de receitas e despesas. Inclui cálculo de impostos e segurança
social e a disponibilização de relatórios trimestrais de desempenho, emissão de
faturação e assessoria personalizada. - Contabilidade Organizada: Indicada para empresas e profissionais com
faturação acima dos limites predefinidos para estar enquadrados no regime
simplificado e/ou aqueles obrigados por exigência legal, com registo completo
das operações financeiras, gestão de IVA, IRS, IRC, e relatórios financeiros
detalhados, orientado sempre para o resultado e otimização dos
lucros/despesas da empresa.
O suporte ao cliente é realizado através de:
- E-mail e telefone para consultas gerais e técnicas, bem como WhatsApp para
gestão diária; - Reuniões presenciais ou online para assuntos mais complexos;
- Um gestor dedicado para acompanhar as suas necessidades específicas.
Respondemos às solicitações dentro de um prazo médio de 24 horas úteis. Questões
urgentes têm prioridade e são tratadas com a maior celeridade possível.
Os custos para a constituição de uma sociedade unipessoal ou Lda. São
(independente do ramo de atividade da empresa):
- 550€ (se um único sócio)
- 750€ (se houver mais de um sócio)
Incluem os registos legais, reconhecimento de assinatura e RCBE (Registo Central do
Beneficiário Efetivo). Podemos ainda auxiliar na abertura de conta bancária da
empresa para maior comodidade.
O tempo médio de constituição de uma empresa é de 7 a 10 dias úteis, consoante
cada caso a ser analisado e informado aquando da contratação deste serviço.
- Documento de identificação de todos os sócios/gerentes/administradores;
- Comprovativo de morada de todos os sócios;
- Certidão/assento de casamento de todos os sócios (se aplicável);
- Indicação do capital social e da sede social da empresa;
- Nome escolhido para a empresa (deve ser validado no portal da bolsa de
denominações). Pode ainda constituir a empresa com um nome a escolha,
sendo necessário pedir admissibilidade ao IRN previamente. - A admissibilidade do nome para a empresa tem um custo de 75€ se não
houver urgência e poderá obter resposta em até 30 dias (podendo acontecer
antes) e/ou 150€ se for um pedido urgente, com a efetiva resposta em até
24hs.
Sim, oferecemos consultoria em planeamento fiscal, análise de viabilidade económica,
e otimização de processos financeiros e empresariais.
- Custo: O valor da consultoria fiscal e esclarecimento de questões
contabilísticas/tributárias é de 120€. - Duração: O tempo de uma consultoria é de 45minutos, podendo prolongar-se
consoante a necessidade do cliente e caso não exista conflito de agenda com
outra call. Questões adicionais podem ser discutidas em reuniões futuras e/ou
colocadas por email (com um limite de até 5 emails).
Estamos situados em Rua do Dio 5, Loja B Alverca do Ribatejo – 2615-072, Portugal. Também atendemos online para maior comodidade dos nossos clientes, conforme nossos contactos telefone e email.
Atendemos em todo o continente, independente da zona geográfica.
Seguros
Na Sistecon oferecemos soluções personalizadas com uma ampla gama de seguros que garantem a tranquilidade para sua família e seu negócio, como seguros de carro (Automóvel), casa, saúde, vida, viagem, financeiros e seguros para sua empresa.
Disponibilizamos de atendimento personalizado por telefone, e-mail e WhatsApp e nossa equipe está sempre pronta para ajudar na resolução de problemas, atualização de informações e orientações sobre o seguro contratado, sinistros e informações pertinentes.
Na maioria dos seguros a ativação é imediata e sem burocracias, porém, há alguns seguros em que a seguradora precisa fazer algumas validações e o tempo pode variar de acordo com o tipo de seguro, portanto, consulte-nos para maiores informações.
Para a maior parte dos seguros são necessários os dados pessoais, morada e dados para o pagamento. Em alguns seguros é necessário apresentar documentos adicionais, por exemplo, a carta de condução e o documento do carro quando se trata de seguro automóvel.
Acreditamos que o melhor seguro saúde é aquele que atende às suas necessidades, ou seja, que lhe ofereça o melhor custo x benefício além de garantir praticidade e agilidade no atendimento. O valor de um seguro saúde pode variar consoante a idade da pessoa, coberturas e os valores do plafond desejado. Solicite-nos uma simulação para que possamos avaliar o perfil da/s pessoa/s segura/s e possamos apresentar a opção que melhor atenda as vossas expetativas.
A principal diferença entre eles é que o Seguro Saúde tem plafond e o Plano de Saúde não tem. Na prática esta diferença reflete no valor do co-pagamento, ou seja, quando se tem plafond os valores das consultas/exames e hospitalização são menores quando comparados ao plano de saúde que não tem. Também a diferença reflete-se no cumprimento das carências, enquanto o seguro de saúde está sujeito ao cumprimento de carências em plafonds de hospitalização, ambulatório e medicina dentária, o plano de saúde é de utilização imediata e não requer cumprimento de carências. Nossa equipa está pronta a prestar os esclarecimentos necessários sobre o seguro e/ou plano de saúde e encontrar a solução mais adequada para si.
O Plafond é o limite de valor € disponível no seguro saúde para ser utilizado ao longo de 1 ano e deste valor são deduzidas as despesas que ficam a cargo da seguradora. Esse limite estabelece o valor total que será utilizado para cobrir despesas médicas como consultas, exames e internações, bem como cirurgias, parto e/ou tratamentos dentários.
O co-pagamento é a parte que fica a cargo da pessoa segura e é pago diretamente ao prestador do serviço médico. Esses valores são previamente protocolados e pode ser um valor fixo ou um percentual do custo.
Embora em ambos os casos o co-pagamento seja fixo ou percentual, no seguro saúde o valor que o cliente paga é menor, pois parte do custo é deduzida do plafond contratado.
Não. Seja Plano ou Seguro Saúde a pessoa segura sempre terá a seu cargo um co-pagamento que deverá ser pago diretamente ao prestador do serviço médico.
Não. Você pode continuar usando o seguro, porém, os valores dos procedimentos médicos não serão àqueles previamente protocolados. O co-pagamento será de um valor similar aos valores do plano de saúde (valores convencionados). Ao final de 1 ano, o plafond se renova e os valores voltam aos valores protocolados para o seguro de saúde de acordo com o plafond contratado.
Sim, essa pergunta é bem importante porque ela abrange 2 aspectos : O primeiro é que para a pessoa subscrever um seguro saúde e ter plafond vitalício, a adesão deve acontecer até os 55 anos, caso isso não aconteça, aos 75 anos o segurado deixa de ter o plafond e passa pagar valores convencionado*. O segundo é que a subscrição de um seguro saúde pode ser feita até os 66/67 anos (dependendo da seguradora). *Mesma tabela do plano de saúde
Sim, algumas seguradoras possuem seguro saúde com coberturas e plafond diferenciados para a categoria Sênior. Além disso, vale lembrar que os planos de saúde não possuem plafond e por isso, não há carência e nem limite de idade, seja para subscrever ou permanecer.
Sim, é possível adicionar em um seguro os descendentes de primeiro grau até 24 anos. A partir de 25 anos, é necessário ter um seguro individual.
Sim, o período de carência no Seguro Saúde pode variar de 60 a 180 dias, já nos planos de saúde não há carência a cumprir, pois não possuem plafond.
Há 2 tipos de seguros: 1 Responsabilidade Civil – É obrigatório e protege os danos causados a terceiros. 2 Danos Próprios – É opcional e tem cobertura contra danos causados ao próprio carro contra choque, colisão, capotamento, roubo, furto, incêndio, raio, explosão e fenômenos da natureza. Com este seguro você está a proteger seu patrimônio e garantindo a tranquilidade no dia-a-dia.
Não. Este tipo de seguro é possível somente para carros com até 10 anos desde a sua fabricação. Porém, algumas seguradoras têm opção de uma cobertura mais alargada para carros com mais de 10 anos.
Sim, o seguro abrange todo território da União Europeia, mas é importante que esteja atento ao período estipulado pela seguradora no que diz respeito a assistência, pois há um limite de tempo fora de Portugal para acionar esta cobertura que pode variar entre 45 e 90 dias, dependendo da seguradora.
A carta verde é um documento que comprova que o veículo tem um seguro de responsabilidade civil válido e em conformidade com as exigências legais de outros países que integram o sistema da Carta Verde.
Em território português, a Carta Verde não precisa estar no carro, pois as autoridades podem verificar o seguro online. No entanto, ao viajar para o estrangeiro, é recomendável levar a Carta Verde física ou digital (dependendo do país), pois em outros países ela pode ser obrigatória.
Inicialmente é importante que a Declaração Amigável seja preenchida e assinada por ambas partes, pois neste documento tem todas as informações necessárias para fazermos a participação na seguradora.
Ainda assim é importante que a Declaração Amigável seja preenchida, mas sem a obrigatoriedade de ser assinada. Se houver intervenção das autoridades (PSP ou GNR), o documento emitido pelas autoridades, também deve ser enviado ao mediador para integrar o processo de sinistro a ser participado a companhia seguradora.